É um conjunto de estações geodésicas, equipadas com receptores e antenas GNSS, permanentemente instalados e operacionais, de alto desempenho, cujo objetivo é auxiliar os profissionais usuários da tecnologia GNSS nos levantamentos geodésicos, através do método de posicionamento relativo nas técnicas RTK GSM/NTRIP e pós processado.
A crescente demanda por trabalhos realizados com a tecnologia GNSS aliada à exigência de resultados com excelente precisão, percebeu-se a necessidade de construir uma rede geodésica moderna e ativa para atender as demandas dos usuários das diferentes marcas de receptores GNSS. O conceito de serviço de correção de dados GNSS a partir de estações de monitoramento da CPENET tem como principais características a estabilidade e a confiabilidade no funcionamento das estações GNSS, assim como o fornecimento de um suporte em termos de conhecimento técnico.
Todas as estações geodésicas da CPENET são equipadas por receptores e antenas GNSS com capacidade para rastrear as constelações de satélites GPS (EUA), GLONASS (Rússia), Galileo (Europa) e BeiDou (China).
A escolha dos locais para implantação das estações de referência foi definida de acordo com a área de cobertura para cada estação, assim como a avaliação de fatores externos que possam interferir no rastreio dos sinais GNSS, ou seja, longe de interferências dos sinais GNSS e obstáculos físicos (prédios, construções, montanhas, etc.) que podem provocar o efeito de multicaminhamento.
A garantia da recepção dos sinais GNSS de boa qualidade se deve ao fato de que todas as antenas GNSS foram instaladas em locais livres de obstáculos e interferências dos sinais GNSS. A estrutura montada para o suporte da antena GNSS permite uma estabilidade da antena GNSS, tendo como resultados coordenadas geodésicas altamente confiáveis.
Com o serviço da Rede CPENET, o usuário utilizará apenas um receptor rover (móvel) nos levantamentos de campo, podendo ter vantagens como:
Entre em contato com nossos consultores.