1. O que é a Rede CPENET?

É um conjunto de estações geodésicas, equipadas com receptores e antenas GNSS, permanentemente instalados e operacionais, de alto desempenho, cujo objetivo é auxiliar os profissionais usuários da tecnologia GNSS nos levantamentos geodésicos, através do método de posicionamento relativo nas técnicas RTK GSM/NTRIP e pós processado.

2. Visão Geral

A crescente demanda por trabalhos realizados com a tecnologia GNSS aliada à exigência de resultados com excelente precisão, percebeu-se a necessidade de construir uma rede geodésica moderna e ativa para atender as demandas dos usuários das diferentes marcas de receptores GNSS. O conceito de serviço de correção de dados GNSS a partir de estações de monitoramento da CPENET tem como principais características a estabilidade e a confiabilidade no funcionamento das estações GNSS, assim como o fornecimento de um suporte em termos de conhecimento técnico.

3. Estrutura da Rede CPENET

Todas as estações geodésicas da CPENET são equipadas por receptores e antenas GNSS com capacidade para rastrear as constelações de satélites GPS (EUA), GLONASS (Rússia), Galileo (Europa) e BeiDou (China).

4. Localização das Estações de Referência

A escolha dos locais para implantação das estações de referência foi definida de acordo com a área de cobertura para cada estação, assim como a avaliação de fatores externos que possam interferir no rastreio dos sinais GNSS, ou seja, longe de interferências dos sinais GNSS e obstáculos físicos (prédios, construções, montanhas, etc.) que podem provocar o efeito de multicaminhamento.

5. Instalação das Antenas GNSS

A garantia da recepção dos sinais GNSS de boa qualidade se deve ao fato de que todas as antenas GNSS foram instaladas em locais livres de obstáculos e interferências dos sinais GNSS. A estrutura montada para o suporte da antena GNSS permite uma estabilidade da antena GNSS, tendo como resultados coordenadas geodésicas altamente confiáveis.

6. Área de Cobertura




7. Principais vantagens do uso das Estações de Referência da Rede CPENET

Com o serviço da Rede CPENET, o usuário utilizará apenas um receptor rover (móvel) nos levantamentos de campo, podendo ter vantagens como:

  • Redução no custo de mão-de-obra, pois não há necessidade de uma pessoa locada juntamente com o receptor GNSS no ponto base. Para o levantamento de campo é necessário apenas do profissional para operar o receptor móvel (Rover);
  • Redução da quantidade de equipamentos e acessórios para o levantamento de campo;
  • Redução no custo de investimento com compra ou aluguel de equipamentos: o investimento será feito apenas no receptor móvel, eliminando a necessidade do receptor base, rádio base e demais acessórios;
  • Otimização do tempo para realização do levantamento de campo e escritório, pois as estações de referência da rede CPENET já estão com as coordenadas definidas e referenciadas ao sistema SIRGAS2000, assim não há necessidade do rastreio e processamento de um ponto base em campo.

8. Motivos para contratar o serviço da Rede CPENET

  • Disponibilidade de plano semanal, mensal ou anual, conforme a necessidade;
  • A contratação do plano oferece acesso aos dados brutos gerados pelas estações de referência, assim como o serviço de correção RTK GSM/NTRIP;
  • O cliente conta com o serviço do suporte técnico da CPE Tecnologia, composto por profissionais capacitados e experientes;
  • O monitoramento do funcionamento das estações de referência é feito diariamente, visando uma maior estabilidade do sinal aos clientes usuários da rede CPENET.

Entre em contato com nossos consultores.

Fale com um consultor

Envie sua dúvida para a equipe da CPE








Ou encontre uma unidade próxima à você


Av. Barão homem de melo, 4324
Pavimento 01- Loja 08
Estoril | CEP: 30494-270
cpe@cpetecnologia.com.br